terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Cuidados nas compras eletrônicas

ATENÇÃO COMPRADORES VIRTUAIS! O Procon do Estado de São Paulo divulgou recentemente (04.01.2013) uma lista de sites de compra e venda eletrônica que são, no mínimo, desconfiáveis. Para quem tem o costume de comprar pela internet e para quem é navegador de primeira viagem, esta lista poderá evitar alguns aborrecimentos.

Clique aqui para acessar a lista.


Algumas ferramentas protetivas já são conhecidas dos consumidores eletrônicos, como o Reclame Aqui e o Reclamão, que guardam registro de inúmeras reclamações de usuários que tiveram as expectativas frustradas em compras online.

Uma outra boa forma de se proteger contra os golpistas na internet é utilizar o site Nomer para descobrir os dados do sujeito que fundou o sítio eletrônico onde você pretende realizar uma compra. Nesta onda de "compra coletiva", muitos sites apresentam nomes de fachada, criados por um estelionatário e sem indicar endereço, CNPJ, etc. O Nomer pode ajudar, pois muitas vezes fornece os dados do fundador, seja pessoa física ou jurídica, e com esta informação, basta uma pesquisa no Google o nos tribunais de justiça dos principais estados (SP, RJ, RS..) para ter uma noção se a pessoa é confiável. 


O Conjur divulgou dicas para evitar os golpes ao consumidor, sendo bastante válidas para as compras online também:
- Não fazer cadastros em sites que não sejam de confiança. Cuidado com sites que anunciam oferta de emprego ou promoções. Fique atento às dicas de segurança da página, por exemplo, como a presença do cadeado de segurança;
- Cuidado com dados pessoais nas redes sociais que podem ajudar os golpistas a se passar por você, usando informações pessoais, como signo, modelo de carro, time que torce, nome do cachorro etc.;
- Manter atualizado o antivírus do seu computador

Nenhum comentário:

Postar um comentário