sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Igrejas pelo Leste Europeu



Portugal e Itália (e Vaticano) podem ganhar os primeiros lugares no concurso de "países com as Igrejas mais  belas do mundo", mas os outros países não deixam a desejar. Muito pelo contrário, nosso correspondente alemão para produzir esta matéria confirmou que as capitais da República Tcheca, Hungria e Áustria possuem Igrejas dignas de uma visita!

Praga - República Tcheca
 Trata-se da Igreja de São Nicolau. Sua decoração é linda, numa coloração cinzenta, tal qual mármore. As gigantes estátuas, levemente decoradas com ornamentos dourados mais pareciam que foram talhadas por mãos divinas.

A expressão de cada face demonstrava austeridade, lamentação, medo ou bravura, e cada mínimo detalhe passava um simbolismo religioso que não escapariam sequer dos olhos menos atenciosos.

Além de qualquer expectativa, esta Igreja é de visitação obrigatória a todos que pretendem visitar Praga, ficando não muito distante da Catedral de São Vito e da própria Ponte de Carlos IV, pontos turísticos e religiosos muito conhecidos e belos.

Na concepção de nosso correspondente, esta Igreja foi a mais bela de todas as visitadas por entre os países do Leste Europeu.



Viena - Áustria
A Igreja de São Carlos é memorável. Não porque tem uma decoração surpreendente (é 'apenas' incrível), ou porque as suas estátuas são perfeitas ou porque seus quadros possuem um quê de vida. É a sua cúpula, pintada de uma foram indescritível, com tanta, mas tanta perfeição, que não me surpreenderia se as lágrimas brotassem aos olhos no momento da contemplação.

Na imagem ao lado, por exemplo, é possível vislumbrar a perfeição da pintura de anjos dando bebida aos que têm sede, leite aos bebês e esmolas aos necessitados. Detalhe, as dimensões deste quadro são consideráveis, o desenho de um desses anjos não guarda a proporção 1:1 com o tamanho de uma pessoa, é um pouco maior.

Nesta imagem, a Virgem Maria aparece divinamente  enquanto os anjos expulsavam os demônios contidos em livros proibidos à época. E, ao contrário do que se pode pensar, não trata-se de uma pintura separada da anterior. Na verdade, era uma única pintura, que se estendia ao longo da cúpula, sem qualquer divisão nas imagens, cada qual possuindo, contudo, sua graça própria, e quando vistos no conjunto, passavam um ar realmente sagrado ao ambiente.




Budapeste - Hungria

Na Igreja de Santo Estevão está, ainda intacta, a mão de seu corpo. O santo, que já foi rei do país é o maior ícone na cidade, e a sua Basílica atrai milhares de turistas todos os dias. 


A igreja possui uma forte coloração vermelha e dourada, excelentemente linda, e não foram poupados esforços na sua edificação e decoração, pois em qualquer quesito ela possui uma avaliação impecável, capaz de rivalizar com as mais belas catedrais romanas.




 A cúpula desta Basílica é bastante incrível, linda e decorada com quadros perfeitos em seus mínimos detalhes, e a foto não é capaz de retratar nem uma mínima porcentagem de todo seu esplendor.





Nenhum comentário:

Postar um comentário